Dicas para planejar sua viagem para Gramado – Rio Grande do Sul

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é considerada um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Com fortes características da colonização italiana e alemã, a cidade encanta com sua beleza, receptividade e estrutura. Gramado é uma cidade pequena, localizada na Região das Hortênsias, com aproximadamente 35.000 habitantes e sua economia voltada ao turismo, recebendo milhões de turistas anualmente. Tive a oportunidade de visitar a cidade mais uma vez, no último feriado, onde pude aproveitar todo o seu charme e romantismo.

O aeroporto mais próximo está localizado em Caxias do Sul, há aproximadamente 70 km de distância. Normalmente, com passagens mais caras. Já o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, está localizado há cerca de 115 km de Gramado, e tem um excelente custo-benefício. Contudo, é necessário outro meio de transporte para chegar até a cidade. A melhor opção para se locomover durante a viagem é alugar um carro, mas com a Greve dos Caminhoneiros, tivemos que cancelar o aluguel e fazer o trecho com o táxi do aeroporto, que também funciona muito bem.

Além disso, existem duas rotas que te levam à Gramado, a primeira é conhecida como Rota Romântica da Serra Gaúcha, um trecho mais demorado, com muitas curvas, mas com uma paisagem de tirar o fôlego. Já o caminho mais rápido é através da BR 166, depois de Novo Hamburgo, a seguir pela RS-239 e logo adiante pega-se a RS-115. O segundo trajeto passa por Três Coroas, aproveite para conhecer o lindo Templo Budista chamado Ghagdud Gonpa Khadro Ling.

Templo Budista – foto/reprodução.

Gramado é uma excelente viagem para se fazer em qualquer época do ano. Do inverno ao verão, com paisagens maravilhosas durante a primavera, a cidade tem muitas opções de lazer, tanto para crianças como para adultos, casais e até uma turma de amigos. Só fique atento para as condições climáticas, de uma semana para outra a temperatura pode cair abaixo de zero, esteja preparado para todas as programações.

A principal avenida de Gramado é a Avenida Borges de Medeiros, onde está localizada o centro comercial, diversos restaurantes e opções de entretenimento. Uma excelente opção é ficar hospedado próxima à avenida, para que possa passear a pé e desfrutar um pouco mais da cultura local. Também não deixe de incluir a cidade de Canela no seu roteiro. Canela fica em torno de 15 minutinhos de carro de Gramado.

Pelas lindas ruas de Gramado.

Passeio pela principal praça de Canela.

Como comentei anteriormente, as opções de lazer são diversas. Para crianças, por exemplo, eu recomendo a Aldeia do Papai Noel, o Parque Terra Mágica Florybal, o GramadoZoo, o Reino do Chocolte, o Parque Vale dos Dinossauros e o parque Snowland, este em específico, um enorme parque coberto de neve. Já para os adultos,  sugiro um passeio para conhecer o Lago Negro e tomar uma cerveja alemã ao lado (na Alemanha Encantada). Um passeio pelo Le Jardin, um lindo parque de lavandas.  Pra quem gosta de carros, indico o Hollywood Dreams Cars, um museu do automóvel com clássicos dos anos 20 e 60,  ou o Museu do Automóvel de Canela, e até mesmo o Salão Super Carros, com automóveis esportivos, de luxo, simuladores e roupas características. Pra quem gosta de gastronomia, não deixe de desfrutar um belo fondue suíço com vinho tinto seco da Serra Gaúcha, e também de conhecer a Casa do Colono, um espaço que fica na Praça das Etnias, onde os colonos assam pães quentinhos no forno a lenha, com sucos de uva, queijos, geleias e linguiças, tudo artesanal. O Mini Mundo e o Mundo do Chocolate são dois passeios que encantam todas as idades. O primeiro é um grande parque com réplicas incríveis em miniaturas de edifícios internacionais, já o segundo, é uma exposição com vários objetos produzidos inteiramente com chocolate, além de oferecer uma deliciosa degustação no final do passeio.

Le Jardin – Parque de Lavandas

Mini Mundo – imperdível

Mundo do Chocolate

Rua Coberta na Avenida Borges de Medeiros

Passeio pelo Lago Negro

Em Canela, não deixe de conhecer a Catedral de Pedra. Aproveite para fazer um brunch no Emporio Canela ao lado. E não deixe de visitar o Castelinho Caracol, uma casa-museu que foi uma das primeiras residências do município, construída entre 1913 e 1915, onde tem o melhor apfelstrudel (folhado de maçã) da região.

Museu do Automóvel em Canela-RS

Castelinho Caracol

 

Delicioso restaurante Empório Canela

Gramado é realmente incrível e uma viagem maravilhosa. Nos “destaques” do meu perfil no instagram @marialcanedo tem praticamente toda nosso viagem através de vídeos, pra vocês conhecerem um pouquinho melhor.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados
França
por Dieta e Caviar
Final de semana em Paris? Até parece impossível, mas não é! Com muita pesquisa e uma...
Instagram Sigam o nosso perfil!