Papel de parede: aprenda como usar em sua decoração.

Hoje existe uma infinidade de papéis de parede, com os mais variados desenhos, cores e texturas. Eu, como arquiteta, acredito que um papel de parede adequado tem o poder de transformar completamente a decoração e atmosfera de um ambiente, além de ser um revestimento prático, não produz sujeiras e rápido de aplicar. A estética não é só um ponto a considerar, o papel também pode criar efeito de amplitude ao ambiente e exercer funções acústicas e térmicas.

Inicialmente, é necessário analisar todas as particularidades do ambiente, como o uso e tempo de permanência dos moradores. Uma sala de estar, por exemplo, que tenha o objetivo de ser um ambiente social de descontração e entretenimento, pode receber estampas mais ousadas e quentes, tanto em formas como em cores, para estimular a energia e entusiasmo dos usuários. Já para um ambiente como os quartos, que precisa ser um cômodo acolhedor, deve-se escolher um papel de parede com tons mais neutros e desenhos “clean”, garantindo uma atmosfera tranquila para os moradores.

A análise do uso e frequência do ambiente também permite definir qual a melhor parede para receber o revestimento. Em ambientes de repouso e descanso, procuro aplicar o papel em paredes que ficam atrás de camas e sofás, para o desenho e a cor, por mais suaves que sejam, não incomodar e enjoar devido o longo tempo de permanência naquele local. E a regra é a mesma para o quarto do bebê, e deve-se ter ainda mais atenção. A parede adequada é aquela mais distante do berço, de preferência que o bebê não tenha visibilidade enquanto deitado, assegurando seu sono e tranquilidade. Já corredores, antecâmaras e lavabos são ótimos espaços para serem totalmente preenchidos com papel de parede.

A incidência da luz solar e da luz artificial também é uma característica importante a se considerar.  Para paredes que ficam expostas à luz direta do sol, é necessário comprar um papel resistente a essa exposição. Já a luz artificial deve ser projetada para incidir corretamente no papel de parede, evitando efeitos visuais negativos na estampa.

O papel de parede pode deixar o ambiente muito mais elegante.

Papéis de parede com cores quentes devem ser instalados para estimular a energia do espaço.

Papel de parede instalado atrás da cama evita que o usuário enjoe e se canse visualmente.

Ótima dica para deixar o ambiente mais moderno é instalar o papel de parede em todas as paredes do lavabo, por exemplo.

As regrinhas existem e podem te ajudar a escolher o papel de parede mais adequado para sua decoração Mas o mais importante é analisar caso a caso, ter bom senso e seguir o seu estilo e bom gosto. Se ainda assim surgirem dúvidas de como melhorar a decoração da sua casa, eu estou aqui para te ajudar. É só enviar um email para meu Ateliê de Arquitetura que te atenderei com todo prazer.

Ateliê de Arquitetura Maria Luiza Canedo = arq.mariacanedo@gmail.com

Comente esse post!

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados
ETC
por Dieta e Caviar
O novo ano está chegando trazendo um espírito de fé e renovação nos nossos...
ETC
por Dieta e Caviar
Minha trajetória é preenchida por passos curtos que me levam ao mundo de realizações...
Instagram Sigam o nosso perfil!