Saiba tudo sobre Aruba, uma das melhores ilhas do Caribe

Aruba faz parte das Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao) e está localizada ao longo do litoral norte da Venezuela, motivo pelo qual é raramente atingida por furacões, conforme informado AQUI.

A ilha de Aruba já fez parte das Antilhas holandesas. Hoje é uma entidade independente do Reino dos Países Baixos, este é composto por quatro nações: Países Baixos, na Europa; Aruba, Curaçao e São Martinho no Caribe.

Aruba é considerada uma monarquia constitucional, onde o monarca dos Países Baixos é representado por um governador. Ainda assim, a ilha possui um governo próprio que é nomeado através das eleições democráticas.

Com cerca de 105 mil habitantes, a grande parte da população é composta por uma ascendência mista entre indígenas, africanos e europeus. Contudo, mais de 90 nacionalidades diferentes vivem e trabalham em Aruba. Por conta disso, o idioma local é o papiamento, ainda que a maioria da população fale holandês, inglês e espanhol.

A capital e principal cidade de Aruba é chamada Oranjestad, uma área bem movimentada com lojas e restaurantes em um lindo estilo colonial holandês.

Como chegar

Existem 4 companhias aéreas que te levam até Aruba:

– Copa Airlines com conexão no Panamá;

– Avianca com conexão na Colômbia;

– Gol com conexão na Venezuela;

– American Airlines com conexão em Miami.

Nós voamos de Copa Airlines e não tivemos nenhum problema, apesar dos aviões não estarem em bom estado. As poltronas estavam sujas, bolsas do assento estragadas e um staff nada atencioso.

Documentos necessários

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Aruba, apenas passaporte válido. Mas fique atento ao seu destino de conexão, caso voe com a American Airlines, por exemplo, é necessário visto americano mesmo se não for sair do aeroporto.

O mesmo se enquadra para o Certificado Internacional de Vacinação, não é necessário para a entrada em Aruba, porém, existem países de conexão que exigem o certificado contra a febre amarela.

Moeda

A moeda comercializada em Aruba chama-se Aruba Florin.

Todos os estabelecimentos, meios de transporte e agências de turismo aceitam que o pagamento seja feito em dólares. Em alguns lugares o troco é entregue em florins.

Transporte

O transporte em Aruba funciona perfeitamente. Os táxis são tabelados, evitando qualquer desconforto na ausência do taxímetro, o transporte público funciona super bem e você pode ainda alugar um carro, caso queira visitar lugares mais distantes. Nós andamos exclusivamente de táxi e não tivemos nenhum problema.

Passeios imperdíveis

Palm Beach

Palm Beach é a praia mais badalada de Aruba. É onde ficam as principais redes de hotéis beira-mar e restaurantes, uma mar verde-água lindíssimo e muita vida noturna.

A orla da praia é estreita, fazendo com que a areia fique “coberta” por cadeiras e palapas (os famosos quiosques do Caribe), com estrutura de bares e atividades aquáticas disponíveis para os banhistas.

Eagle beach

Eagle Beach é uma praia mais calma, pouco frequentada e com uma extensa faixa de areia. Os hotéis são separados da praia por uma avenida, com redes menos conhecidas, porém, bem confortáveis de acordo com alguns sites. As palapas não são pagas, porém, as cadeiras de praia custam $10 dólares cada uma. É uma praia ideal para descansar e curtir o azul lindo do mar.

Oranjestad

A cidade de Oranjestad é considerada o centrinho de Aruba. Lá você encontra o porto de onde saem os cruzeiros e diversas embarcações, um centro comercial cheio de lojas de grife e alguns restaurantes, e ainda pode passear de bondinho fazendo um tour pela cidade .

Flamingo´s Beach

Um dos passeios mais lindos de Aruba. Flamingo´s Beach é uma praia privativa com acesso livre exclusivo aos hóspedes do hotel Renaissance Aruba Resort & Casino. Pra quem não está hospedado, é necessário comprar o “day use” na recepção do hotel. E não deixe de chegar bem cedo, ás 9 horas da manhã você já corre o risco de ter os ingressos esgotados.

A ilha fica distante 15 minutos de barco e, sem dúvidas, é um dos lugares mais incríveis que já conheci. Flamingos, iguanas, passarinhos e peixes se convivem em perfeita harmonia em uma belíssima praia.

Mergulho em Aruba

Aruba é um paraíso para os mergulhadores, mesmo pra quem só se aventura fazendo snorkeling. Nós optamos pelo Antilla Snorkel Sail, um mergulho com snorkel para ver o maior navio naufragado do Caribe, em memória a Segunda Guerra Mundial. Apesar do mar muito agitado, é uma experiência deliciosa e inexplicável.

Na próxima coluna vocês conferem tudo sobre Curaçao, outro paraíso caribenho.

Beijos,

Maria Luiza Canedo.

Dúvidas, elogios e sugestões? Deixe nos comentários! ♥

Comente esse post!

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados
Instagram Sigam o nosso perfil!