DIETA LOW CARB – LISTA DE ALIMENTOS

Primeiramente, gostaria de falar um pouco sobre a dieta low carb minha experiência, descrevendo resumidamente o que funcionou para mim e para várias pessoas que conheço.

Você sabe o que é uma dieta Low Carb?

Uma dieta low carb é uma alimentação com baixo consumo de carboidrato e consumo adequado de proteína e gordura. Veja bem, é uma dieta com BAIXO consumo de carboidrato e não zero ok? O intuito da dieta é adquirir hábitos saudáveis dando preferência a alimentos naturais, evitando “caixinhas”, “pacotinhos” e “embalagens”, os famosos industrializados.

Estima-se um consumo de 20g a 50g de carboidratos líquidos por dia (farei um post sobre isso em breve), dependendo da quantidade de peso que você quer emagrecer. Quanto mais peso você tem a perder, menos carboidratos você deve consumir. Essa estimativa é baseada em alguns estudos e referências de pessoas que já adotaram essa métrica, porém, o mais indicado é procurar um nutricionista para adaptar a dieta aos objetivos e organismo de cada um.

A lista que compartilho com vocês é apenas uma orientação para quem está começando a se familiarizar com a dieta low carb e quer emagrecer. Apesar de constar na planilha, não existem alimentos proibidos na dieta low carb, apenas existem alimentos com alto índice de carboidratos que não devem ser consumidos por quem está em processo de emagrecimento. Pra quem está fazendo manutenção do peso ou querendo ganhar massa magra, é outro processo e não só pode como deve consumir os carboidratos complexos (batata doce, mandioquinha…) que estão inseridos na coluna de “alimentos proibidos”. Ficou claro pra todo mundo ?

Veja a banana por exemplo. Como dizer que comer uma banana é proibido? Claro que a fruta não é um alimento proibido, mas pelo excesso de carboidrato presente, ela deve ser consumida com moderação. O que importa é você respeitar a quantidade de carboidrato do seu dia, quem decide qual alimento será equivalente a essa quantidade é você e seu nutricionista. Poderia ser uma banana por dia? Claro que poderia, desde que você “economizasse” no carbo das outras refeições.

Como começar uma dieta low carb?

  1. Primeiramente, você precisa se familiarizar com a lista de alimentos permitidos, que por sinal é uma lista bem grande. A variedade é imensa e composta principalmente por alimentos naturais. Se organize e faça um mercado com bastante carne, ovos, verduras, legumes e queijos.
  2. Faça substituições simples no seu dia a dia. No café da manhã, substitua o pãozinho por ovos e uma fatia de queijo parmesão, a banana por um mousse de abacate com leite de coco (já postei receita no instagram @dietaecaviar) e seu café com leite por um café com um colher de creme de leite fresco. No almoço, troque seu arroz e feijão por verduras e legumes variados. Capriche nas receitas com legumes gratinados (sem leite) com queijo, requeijão sem amido ou creme de leite, combinados com um carne da sua preferência grelhada na manteiga. No jantar faça o mesmo que no almoço, mas varie, uma sopa de chuchu com queijo e linguicinha artesanal são perfeitas e saborosas para esse inverno.
  3. Lanchinhos intermediários não são necessários, mas no início, o time das pessoas que comiam de 3 horas em 3 horas (como eu) já ficam ouriçados querendo comer às 5 horas da tarde (depois me contem se não é verdade). No início tudo bem, coma sempre que tiver fome e vontade. Na primeira semana a gente fica meio rebelde mesmo e come mais do que necessário e isso não tem problema. Parece que a gente quer mostrar para o corpo que temos liberdade em comer livremente mesmo fazendo dieta. E essa é a realidade. Podemos comer a vontade os alimentos permitidos, sem restrição. Aos poucos vocês vão percebendo que naturalmente temos menos fome e menos “vontade de comer”, pois a gordura do alimento é extremamente sacietógena.
  4. Contudo, como eu sou do time que fico ouriçada pra comer mesmo sem fome as 5 horas da tarde, eu tomo um chá ou um café e fico super satisfeita. Porém, se a fome aparecer coma um queijo bem gordo, azeitonas, ovos, pedaços de coco ou até uma torta de abacate que também já postei no instagram @dietaecaviar.

Na low carb é um fato, você come tão bem que as vezes ATÉ surge uma dor na consciência achando que está fora da dieta. É uma dieta sem estar de dieta, se torna um estilo de vida. Se a dor na consciência bater, leia a listinha de alimentos permitidos e respire tranquila. Saiba que está no caminho certo!

Então vamos à listinha de alimentos?

Repetindo, essa lista é pra quem quer emagrecer e perder mais de 5kg. A turma que precisa perder menos de 5kg pode consumir mais carboidratos, ou seja, pode comer com moderação alimentos que estão na coluna dos itens “proibido”.  Por isso, procure um profissional qualificado para orientar vocês, pois eu não sou nutricionista. Apenas compartilho minha experiência feliz de emagrecimento.

CLIQUE AQUI – LISTA DE ALIMENTOS

Espero que gostem e quem tiver dúvida é só me escrever.

E nunca se esqueçam, você é mais bonita do que você pensa e do que enxerga no espelho. Se valorize!

“Muitos de nós estamos focados em constantemente nos esforçarmos para sermos melhores. […] Esforçar-se para melhorar é ótimo, mas os seus guias espirituais querem que você saiba que você é o suficiente. Enquanto você cresce, se desenvolve e explora a vida, lembre-se de apreciar quem você é agora. Você é uma bela alma divina, fazendo o melhor que pode em sua vida. Isso é o suficiente.” (tradução Luiza Fletcher)

Boa sorte e muito sucesso no seu novo estilo de vida!

E me contem dos resultados,

♥ Maria Luiza Canedo

13 comentários

  1. Ana cristina vieira paim disse:

    Obrigada pelo teu carinho para conosco

  2. Nossa esse site e incrível, muitas informações incríveis, adorei,
    continue com esse incrível trabalho, vou ler o resto do site.

  3. Gilmara disse:

    Boa tarde!
    Um período bem curto teneti fazer a low carb..achei maravilhoso..mas parei por receio de almentar os níveis de colesterol ( o meu já eh bem alto). Gostaria de saber se esse estilo de vida pode piorar o meu colesterol ruim.
    Ps. Adorei a lista dos alimentos! Já fazia tempo q procurava por isso! Obg!

  4. Dieta e Caviar disse:

    Oi Gilmara tudo bem?
    Que bom que gostou! O melhor é procurar um médico e nutricionista especializado para acompanhar seu colesterol e passar uma dieta adequada com base nas suas necessidades.
    Beijos e sucesso!

  5. Artigo exelente, gostei muito do artigo e do site.

    obrigado vou compartilhar com as amigas. até mais.

  6. Princess disse:

    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!

    Adorei vou recomendar pra todos que conheço um artigo igual a esse
    vale ouro. 🙂

  7. Fernanda ribeiro moreira disse:

    oi maravilhosa seu post, eu ja faço essa dieta a alguns dias e vi que nao pode arroz né nem integral. mais eu nao concigo viver sem o arroz nao posso comer nem 2 colheres por refeiçao do almoço??

  8. Sheila disse:

    Muito bom seu site,gratidao

  9. Dieta e Caviar disse:

    Obrigada Sheila!
    Beijos,
    Maria Luiza Canedo

  10. Dieta e Caviar disse:

    Oi Fernanda tudo bem?
    Obrigada pelo retorno.
    Como comentei no post, você respeitando a quantidade de carboidratos diárias, pode ser o carboidrato que preferir. Porém, já que tem um limite de carbo, o melhor é optar por alimentos ricos em vitaminas e minerais. Por isso, é importante procurar um profissional da área para te orientar.
    Boa sorte!
    Beijos,
    Maria Luiza Canedo

  11. Artigo exelente, gostei muito do artigo e do site.

    obrigado vou compartilhar com as amigas. até mais.

  12. Rafaela disse:

    Olá boa noite! Gostaria de saber se Tremoço é permitido na dieta Low Carb. Eu adoro e estou confusa se pode consumir na dieta. Obrigada

  13. Dieta e Caviar disse:

    Olá Rafaela, tudo bem ?
    Não conheço o tremoço, mas em pouca quantidade provavelmente sim.
    É como falei no post, tudo vai depender da quantidade limite de carboidrato adequada pra você. O que você vai ingerir dentro dessa quantidade é você e seu nutricionista que determina.
    Beijoss

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados
Instagram Sigam o nosso perfil!