A Fruta e a Dieta

fruta-2

Uma dúvida que sempre tive a qual esclareci com meu nutri é sobre a ingestão de frutas no processo de emagrecimento. Pra quem não sabe, a fruta é um carboidrato e grande fonte de energia, porém, contém muito açúcar podendo ser um péssimo aliado à dieta.

De uma maneira simples, o carboidrato se transforma em açúcar no nosso corpo. O açúcar provoca um pico de glicemia no sangue liberando grande quantidade de insulina. A insulina em excesso causa acúmulo de gordura e redução da glicose no sangue. Baixos níveis de açúcar no corpo geram fome, desejo por doces, falta de energia e indisposição; fazendo com que você coma mais, em pouco tempo e sem necessidade.

Todos os carboidratos são diferenciados pelo índice glicêmico, ou seja, o nível de açúcar e velocidade que o carboidrato é absorvido pelo organismo de acordo com o índice glicêmico de referência (açúcar = 100), conforme classificação abaixo:

  • 0 a 55 – alimentos de baixo índice glicêmico
  • 56 a 69 – alimentos de médio índice glicêmico
  • 70 ou mais – alimentos de alto índice glicêmico

Resumindo, quanto maior o índice glicêmico do alimento, mais rápida será a conversão do carboidrato em glicose (açúcar). E o problema da rápida absorção vocês já conhecem: fome, vontade de doces, e etc.

Apesar da fruta ser um alimento rico em açúcar, cortar radicalmente da alimentação não é a melhor opção para emagrecer. Em contrapartida ao açúcar, as frutas são ricas em vitaminas e antioxidantes, controlam os níveis de colesterol, possuem muitas fibras, hidrata, estabilizam a pressão arterial, além de gerar muitos outros benefícios ao nosso corpo.

As melhores formas para consumir o alimento de modo que não atrapalhem no processo de emagrecimento é optar pelas frutas de baixo e médio índice glicêmico como: ameixa fresca, maça, pêra, melão e kiwi; e consumir sempre acompanhado de uma proteína ou gordura boa: pasta de amendoim, castanhas, amêndoas, coco, ricota, e outros.

Sim, aquela bananinha prática e deliciosa deve estar cortada do dia a dia de quem busca o emagrecimento, mesmo que momentaneamente.

diversas-imagens-de-frutas-5

Uma outra opção pra quem quer dar uma turbinada na dieta é mesclar o consumo de frutas por período. Em 3 semanas de dieta você corta a ingestão e nas outras 3 semanas você volta a consumir moderadamente. Assim, você vê bons resultados em um curto período e não se priva dos benefícios e prazer de consumo desse delicioso alimento.

Todo o contexto descrito aqui é direcionado pra quem quer emagrecer e que seja de forma saudável. Quando alcançamos o corpo desejado e entramos no processo de manutenção de peso, o plano alimentar deve ser readequado.

Espero que gostem.

Beijinhos,

Maria Canedo.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados
DIETA
por Dieta e Caviar
Quer título mais sugestivo e clichê que esse? Pois é, mas a verdade é que estamos...
Instagram Sigam o nosso perfil!