Jantar com chef peruano do restaurante Pakta de Barcelona

No final do mês de agosto, pelas mãos do chef peruano Jorge Muñoz, tive a oportunidade de desfrutar um pouquinho da estrelada cozinha nikkei (nipo-peruana) do restaurante Pakta de Albert Adrià em Barcelona.

O chef orquestrou a cozinha do restaurante La Peruana, em comemoração ao 1 ano da casa, localizado na Alameda Campinas, Jardim Paulista – São Paulo, apresentando uma seleção de pratos através de um menu degustação.

O menu contou com 11 fases elaboradas a partir de uma fusão de ingredientes brasileiros e temperos peruanos, que proporcionaram uma explosão de novos sabores na imensidão das minhas papilas gustativas.

Com uma sangria peruana em mãos, bebida que leva basicamente vinho tinto, água tônica, maçã e pisco sour; um delicioso tofu de avocado com ponzu (molho japonês) e ovas de salmão inaugura o primeiro prato do menu com sabor e precisão. Seguido de um surpreendente tiradito de vieiras com yuzukosho (molho apimentado japonês) e um delicioso tartare (carne crua finamente picada) de atum em leite de tigre de wasabi com chips.

As próximas etapas foram compostas por mais três clássicos:

  • ceviche de buri (peixe muito utilizado na culinária japonesa) com leite de tigre de tucupi;
  • makicausa (prato típico do Peru feito com batatas) de king crab (caranguejo real);
  • causa frita de galinha com huacatay (erva peruana).

O famoso bife de chorizo de wagyu (raça de gado japonês) finaliza os pratos salgados com excelência, acompanhado com batatas andinas e pickles variados.

De sobremesa foram servidos os clássicos do restaurante Pakta, entre eles estavam o kakigori (popular raspadinha japonesa) de morango e mini-uvas com sorbet de shissô verde (erva chinesa) e uma incrível casquinha de nori (alga marinha) com sorvete de missô (pasta fermentada com ingredientes japoneses). Lucuma, cacau, café e fava de aridan finalizam o menu seguido de admiráveis petit-fours (pequenos biscoitos secos e decorados).

tofu-de-avocado

Tofu de avocado.

tiradito-de-vieiras

Tiradito de vieiras.

tartare-de-atum

Tartare de atum.

ceviche-de-buri

Ceviche de buri.

makicausa-de-king-crab-e-causa-frita

Makicausa de king crab e causa frita.

bife-de-chorizo

Bife de chorizo.

kakigori-de-morango

Kakigori de morango.

casquinha-de-nori

Casquinha de nori com sorbet. 

lucuma-cacau-cafe-e-fava-de-aridan

Lucuma, cacau, café e fava de aridan.

petit-fours

Petit-fours.

maria-luiza-canedo-e-chef-jorge-munoz

Eu e o chef Jorge Muñoz.

1 comentário

  1. Digo isso nao so porque confio no talento dele mas tambem porque os relatos de quem ja foi sao ultrapositivos. Alexandra Forbes, autora do livro Jantares da Mesa e Cama, e critica gastronomica e jurada do ranking The World’s 50 Best Restaurants.

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados
GASTRONOMIA
por Dieta e Caviar
O que é um Espumante? Em síntese, todo espumante já foi vinho um dia, pois o espumante...
Instagram Sigam o nosso perfil!