Saiba tudo sobre Singapura, a Cidade Jardim !!!

Não tem adjetivo melhor para a cidade-estado localizada no sudeste asiático, que teve um boom no seu crescimento econômico e desenvolvimento sustentável a partir da sua independência em 1965, a encantadora Cidade Jardim chamada Singapura.

Os primeiros sentimentos que surgem quando falamos que vamos para a Ásia é curiosidade, entusiamo e receio. Sempre tive muita curiosidade de conhecer o mundo asiático, mesmo que uma pequena parte dele, muito entusiamo em conhecer países tão diferentes e receio, pela distância, fuso-horário, longas horas de voo, gastronomia,e a cultura tão diferente da nossa em todos os sentidos.

Mas, diferentemente do que imaginava, mesmo com o choque cultural, fiquei encantada com a educação dos chineses, organização e limpeza do país, riquíssima diversidade étnica e ecológica e a atmosfera incrível de um país digno de primeiro mundo.

DCIM103GOPROG9804168.

Publiquei para vocês aqui, um post sobre os passeios que eu desejava fazer em Singapura. Claramente, não consegui fazer todos mas compartilharei com detalhes os passeios deliciosos que vivi na cidade, tirarei todas as dúvidas que eu mesma tive antes de viajar e dicas importantes de uma turista que se apaixonou pela Ásia e principalmente, por Singapura {já quero voltar}:

COMO CHEGAR

Existem muitos voos que chegam até Singapura, com escalas em diversos lugares do mundo. Partindo do Brasil, você tem a opção que vai direto para Singapura com parada em Barcelona para reabastecer o avião. Também tem vôos com conexão na África, outras países da Europa, Emirados Árabes e Estados Unidos.

Eu saí do Brasil e fui direto para Dubai, viajei para Abu Dhabi {veja mais informações aqui} e por lá fiquei 2 dias. Voltei para Dubai indo direto para o aeroporto para voar até Singapura, onde ficamos 4 dias. Depois de Singapura voltamos para Dubai com 3 dias de hospedagem e fim da viagem.

A duração do voo de Dubai até Singapura são aproximadamente 7h30. Bem puxado, mas para quem já viajou 15 horas do Brasil até Dubai, essa viagem é super tranquila. Voamos com a companhia Emirates em um voo noturno para aproveitar todos os dias de Singapura! Recomendo!

{Dica} Para os novos viajantes, durante o voo você recebe um formulário que deve ser preenchido e apresentado durante a Imigração, que dizem ser bem rápida, eficiente e cortês. Esse formulário é destacado e entregue para você novamente, que deverá guardar cuidadosamente para apresenta-lo novamente durante a saída do país.

A diferença de fuso horário entre Brasil e Singapura são 11horas. Praticamente meio dia a mais. Enquanto em Singapura o dia amanhece, o Brasil esta anoitecendo. Incrível e difícil de adaptar!

VISTO

Não é necessário visto para quem quer turistar por Singapura. Só precisa levar passaporte válido com no mínimo 6 meses de validade, passagem de volta e Certificado de Vacinação contra Febre Amarela com validade internacional. Mas para quem optar por fazer uma escala e parada em algum país específico antes de chegar até Singapura, fique atento as regras de cada lugar. Eu já viajei para diversos países da Europa e posso ajudar com alguma informação.

É recomendado tomar a vacina de febre amarela com pelo menos 15 dias antes da viagem, a vacina pode dar reação. Eu e o meu marido não tivemos problema nenhum e tomamos com 1 mês e meio de antecedência, recomendo!

CLIMA

Em Singapura o clima é quente e úmido, bem parecido com a temperatura de nossas praias brasileiras. Em setembro, o clima variou entre 34º a 38ºC com pancadas de chuva no final do dia. Por isso, não esqueçam de levar ou comprar um guada-chuva no caminho, pois Singapura sempre surpreende com uma chuvinha furante o dia. De acordo com os sites meteorológicos, o clima de Singapura é bem linear durante todo ano.

Devido ao clima, as roupas mais indicadas para se levar na viagem são roupas leves e frescas como blusas e shorts para as mulheres e bermudas e camisetas/polos para os homens. Não se esqueçam de uma roupa esporte fino para frequentar os restaurantes chiquérrimos da cidade.

MOEDA

A moeda oficial da cidade é o Dólar de Singapura (SGD), que em setembro de 2015 estava aproximadamente valendo R$2,50 reais. Mas não se animem, evidentemente você tem que levar dólares americanos para serem trocados por dólares de Singapura, ou seja, você perde no câmbio praticamente duas vezes.

TRANSPORTE

Singapura possui um dos melhores sistemas de transporte do mundo, o metrô. Em diversos países que visitei, não encontrei um metrô tão limpo, organizado e todo refrigerado. Incrível né? Mesmo o táxi sendo muito barato, não deixem de utilizar o metrô para se locomover, é muito fácil e as estações estão distribuídas pela cidade inteira, principalmente muito próximas dos pontos turísticos.

Deliciosa padaria que encontramos no metrô, na parada da Estação Promenade.

Para vocês terem uma ideia, em uma distância de aproximadamente 12km, que fizemos do nosso hotel para a Ilha chamada Sentosa em 30 minutos {mais detalhes dos passeios no próximo post}, pagamos o valor de $15 dólares de Singapura, o equivalente a R$37,50 reais com o câmbio de setembro/2015.

Já o metrô custou $3 dólares de Singapura por corrida.

Singapura possui o sentido de circulação dos carros conhecido como “mão inglesa”, como todos sabem, o motorista fica localizado na direita do carro. Por isso, não indico alugar um carro para passear pela cidade.

ONDE IR

O próximo post sobre Singapura será sobre todos os passeios turísticos, restaurantes e lugares imperdíveis que visitamos, sob o olhar de um arquiteta apaixonada por gastronomia e alimentação saudável.

Passarela das Supertrees com o hotel Marina Bay Sands de fundo.

ONDE SE HOSPEDAR

Há muito o que se visitar em Singapura, por isso, o melhor hotel para se hospedar pode variar completamente conforme o objetivo de cada um na cidade. Como sabem, a minha viagem em Singapura aconteceu pela visita a uma Conferência de Construção Sustentável quanto para o delicioso turismo. A Conferência e feira aconteceram no Marina Bay Sands Expo & Convention Centre, ao lado do famoso hotel Marina Bay Sands. Infelizmente, não ficamos hospedados nesse hotel, mas encaixamos um hotel excelente e muito próximo ao Centro de Convenções.

? Hotel Marina Bay Sands

Fantasticamente conhecido pela sua piscina de borda infinita suspensa no último andar do hotel, o Marina Bay Sands é conhecido mundialmente e hospedagem de desejo de muita gente. O Marina Bay Sands é o maior hotel de Singapura e conta com 2.561 luxuosas suítes e serviços privilegiados. O valor da diária varie em torno de $1.200 reais.

Antes que alguém se pergunte, a piscina só pode ser usufruída pelos hóspedes, com acesso privativo que você cruza quando vai desfrutar dos deliciosos restaurantes encontrados no último andar, esses assim, aberto ao público em geral.

Além disso, o hotel possui uma passarela de acesso direto ao famoso Gardens by The Bay, com suas Supertress que também encantam o mundo todo.

? Hotel Conrad Centennial

Ficamos hospedados no Hotel Conrad Centennial. O hotel é 5 estrelas, padrão excelente da rede Conrad distribuída pelo mundo, além de ter um localização privilegiada de Singapura, há5 minutos de táxi do complexo Marina Bay Sands (Centro de Convenções, Shopping, Hotel, restaurantes). O valor da diária varia em torno de $1.000 reais.

Além disso, o hotel fica ao lado do complexo Suntec City com um shopping e uma variedade enorme de restaurantes. Fomos muito bem atendimentos, o conforto do quarto e a preocupação com os hóspedes é excelente. Super recomendo!

DCIM102GOPROG7013129.

Suíte do hotel, mega confortável e espaçosa!

Café da manhã delicioso e completo! Tem até arroz e feijão e pães sem gluten.

Quem já provou melancia amarela ? Exatamente o mesmo sabor!!

? Chinatown, Little India, Orchard Road e Sentosa

Quando eu publicar o post sobre os passeios, vocês vão entender melhor sobre cada bairro que mencionei logo acima. Mas como eu disse, a hospedagem mais adequada depende completamente do seu objetivo na cidade.

Dizem que a melhor localização para quem quer turistas pelos principais pontos turísticos é Chinatown, que tem hotéis bem “típicos” , além de ser próximo a Little India e muitos outros lugares.

Já Orchard Road, por exemplo, é uma avenida badaladíssima com muito movimento noturno, restaurantes, bares e considerado o local ideal para compras. Lá se encontra o maior shopping de Singapura chamado ION Orchard, e hotéis com bandeiras conhecidas como o Holiday Inn, com diárias em torno de $600 reais e muitos outros.

DCIM147GOPROG0014434.

Shopping ION Orchard.

Sentosa é uma ilha mais distante da cidade. É uma ilha com hotéis luxuosos, praias, parques de diversão, oceanário e muito mais. Ideal para quem quer diversão e quer curtir o hotel, sem sair do mundo mágico da ilha. Lá você encontra hotéis como o Hotel Capella Singapore e Resort World Sentosa, com diárias em torno de $2.000 reais e $800 reais respectivamente.

Enfim, apesar do post ter sido bem grande meu objetivo foi apresentar um cenário geral pra quem quer ir na cidade, pois muitas informações que compartilho aqui com vocês sem dúvidas foram grandes dúvidas que tive antes de conhecer a fantástica e perfumada Cidade Jardim, Singapura.