Tradicionalmente, Abu Dhabi.

Tudo começou no meu curso de pós-graduação em Construções Sustentáveis em São Paulo. Entre arquitetos, engenheiros e ilusionistas, conheci a querida Raquel Palhares que nos mostrou um sonho através da sua agência de viagens chamada ArqTours, oferecendo passeios e visitas técnicas em renomados escritórios de arquitetura e empreendimentos incríveis distribuídos pela América, Europa, Ásia entre tantos outros territórios do mundo. E assim, anualmente recebendo o histórico de suas “missões” técnicas, minha sensibilidade se encantou com seu próximo destino que incluia um país sustentavelmente incrível e um país nem tão sustentável assim, Singapura e Emirados Árabes, respectivamente, como já mencionei aqui em outra oportunidade.

Assim, como toda viagem exige planejamento, passei meses pesquisando passeios, restaurantes, formas, espaço e cultura, a fim de otimizar ao máximo a detalhada programação enviada pela Raquel.

Os Emirados Árabes Unidos (UAE) são compostos por 7 emirados, denominados  Abu Dhabi, Dubai, Sharjah,  Ajman, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e  Ras Al-Khaimah. Abu Dhabi é a capital do país, sendo a maior cidade territorial de UAE, porém, perde em área construída para Dubai.

Abu Dhabi é uma cidade extremamente tradicional, que está abrindo suas portas para o mercado imobiliário e favorecendo o turismo. Como é uma cidade recentemente construída no deserto, o clima é intensamente quente, pouco arborizado e com escassos passeios públicos, dificultando propositalmente a circulação de pedestres pela cidade. Além disso, vemos um ambicioso projeto em execução na Ilha chamada Saadyat em Abu Dhabi, com grandes nomes como Museu do Louvre, Guggenhein, centro cultural da Zaha Hadid, Zayed National Museum, e muito mais.

IMG_4293

Indicarei abaixo algumas dicas sintetizadas sobre a capital, para detalhar cada passeio individualmente nos próximos posts. Confiram!

COMO CHEGAR

Existem duas maneiras de chegar em Abu Dhabi:

1. Com a companhia aérea Etihad Airways, que opera diariamente entre São Paulo e Abu Dhabi através do Aeroporto Internacional de Guarulhos e Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, em um voo noturno com duração aproximada de 14horas.

2. Com a companhia aérea Emirates, que opera de São Paulo a Dubai, com duração aproximada de 14h30 de voo. Chegando em Dubai é necessário pegar um transfer ou taxi para chegar até Abu Dhabi, com mais 1h30 de viagem entre uma cidade e outra.

{Dica rápida} Lembre-se que fica mais em conta comprar passagens aéreas de ida e volta de um mesmo destino. Como nosso último destino foi Dubai, valeu mais a pena enfrentar as 1h30 de viagem no início e não no final dela. Ou seja, voamos de São Paulo para Dubai e de Dubai para São Paulo.

VISTO

O visto é obrigatório para brasileiros que querem visitar os Emirados. Lá eles pronunciam “visas”.

O visto pode ser tirado pela página ttsuaevisas.com, através de preenchimento de formulário e documentos como cópia do passaporte, foto 3×4, emissão de passagens aéreas, entre outros que você encontra detalhado no site, incluindo a taxa de $96 dólares por pessoa para estadia mínima de 30 dias.

O visto chega por email e deve ser impresso e levado consigo durante toda a viagem.

CLIMA 

O clima em Abu Dhabi é quente e úmido. A temperatura durante nossa passagem pela cidade (final de agosto de 2015) variou em torno de 50°C a 55ºC, sim, acreditem. Informações essas não encontradas até mesmo em sites reconhecidos de variações climáticas. Apesar da viagem ter sido incrivelmente maravilhosa, não recomendo visitar a capital dos Emirados nessa época do ano. A partir de final de setembro a temperatura vai caindo. Dizem que novembro é uma época ótima para conhecer a cidade.

Mas com esse calor, como devo me vestir ? Essa é uma pergunta muito frequente para quem tem viagem marcada para o UAE. Eu mesma pesquisei muito sobre o assunto, principalmente pelo choque cultural que nós mulheres passamos entre o Brasil e os Emirados. Por isso, vou fazer um post especial exatamente sobre o que vestir nos Emirados.

ONDE IR

Abu Dhabi é um cidade tradicional que está em grande desenvolvimento imobiliário com diversos centros turísticos em construção. Lá você encontra muitos passeios imperdíveis que devem fazer parte de seu planejamento. Na minha opinião, a melhor opção para se locomover é o táxi, mesmo com extensas linhas de ônibus, além da cidade não possuir metro, o clima e a cidade dificultam os passeios para pedestres e os acessos até os pontos de ônibus. Você encontra táxi por todo o lado, não corre o risco de errar o lugar e perder tempo entre uma parada e outra.

? Sheikh Zayed Grand Mosque

A mesquita Sheik Zayed é mundialmente conhecida pela sua beleza, sobriedade e exuberância. É considerada a oitava entre as maiores mesquitas do mundo e encanta com sua arquitetura riquíssima em detalhes.

DCIM100GOPROG2111831.

? Heritage Village

É uma vila que recria um antigo acampamento nômade ocupada por artesãos, com tendas, feirinhas de artesanato, museus e restaurante. Vale uma visita rápida para conhecer.

IMG_4394

DCIM100GOPROG1371247.

? Venetian Village

Inspirado pelo planejamento urbano de Veneza, esse empreendimento conta com diversos restaurantes que vai desde a cozinha típica até a cozinha japonesa, italiana, francesa, entre outras. Além de um pequeno souk (significa mercado em árabe) para compras de souvenirs, tapetes, almofadas e telas, e um SPA de relaxamento oferecido pelo The Ritz Carlton. Super recomendo para uma paradinha estratégica para o almoço, em que você possa tirar pelo menos 1 hora para conhecer a vila.

IMG_0017

IMG_0016

? Corniche Road e Emirates Palace Hotel

A Corniche Road é uma grande avenida de Abu Dhabi que serpenteia o litoral da avenida com seus 8km de extensão, bem arborizada e com passeio público. Com empreendimentos memoráveis e edifícios surpreendentes, a avenida ainda conta com o Emirates Palace Hotel, o hotel mais luxuoso de Abu Dhabi.

DCIM100GOPROG1441278.

DCIM100GOPROG1461283.
? Aldar Central Market

Aldar faz parte de um complexo de edifícios de uso misto, projetados pelo top arquiteto inglês Norman Foster, incluindo shopping center, hotel, escritórios e residências. O Aldar Central Market é um mercado tradicional árabe com fachada ventilada de madeira e arquitetura adequada para as condições climáticas da cidade.

IMG_0013

? Madinah Zayed Shopping Centre

Entre uma pausa para o almoço em um hotel próximo, visitamos a Madinah Zayed Shopping Centre. Shopping antigo com comércio tradicional, na minha opinião, se assemelha a um shopping 25 de Março de São Paulo. Particulamente, eu não recomendo a visita.

? Cultural District na Ilha Saadyat

Como eu disse anteriormente, está em execução na cidade um audacioso projeto de centro cultural na Ilha Saadyat. A única filial do Museu do Louvre fora de Paris já se encontra em obra, entre outros grandes empreendimentos projetados por renomados arquitetos como, por exemplo, o Maritime Museum de Tadao Ando, Performing Arts Centre de Zaha Hadida, Guggenheim de Frank Gehry.

É possível visitar uma maquete e ter informações sobre os projetos e obra em uma exposição localizada no Manarat Al Saadyat, localizado na própria ilha,  em frente ao UAE Pavillion que oferece pequenas exposições temporárias.

IMG_0019

? Yas Island

Yas é a ilha da magia árabe. Com hotel, parque de diversões da Ferrari e centro comercial, a ilha oferece um mundo de entretenimento, lazer e conforto em um complexo de 2.500 hectares. Passamos mais de 6 horas na ilha, por isso, merece um post com todos os detalhes e informações para não deixarem de visitar.

IMG_0021

ONDE SE HOSPEDAR

Abu Dhabi é rica em opções de hospedagem. Você tem opções com bandeiras internacionais próximas à Mesquita e aeroporto, porém, são distantes dos principais centros de comércios e serviços. Para quem quer “turistar” pela cidade, hotéis próximos a Corniche Road são super indicados. A Yas Island possui hotéis luxuosos, porém, a distância exige que você passe uma estadia maior pela cidade.

? Emirates Palace Hotel

O hotel mais luxuoso da cidade para aqueles que exigem a sofisticação de estar hospedado em um palácio. Ouro por todos os lados, excelência em atendimento e conforto. Melhor indicado para os viajantes que já turistaram pela cidade de Abu Dhabi e possuem tempo para curtir o luxuoso serviço oferecido pelo hotel. Possui ótima localização e diárias que variam de $260 a $10.000 dólares, dependendo da época do ano.

? Yas Viceroy – Marina Hotel

Hotel localizado na Yas Island, fazendo parte do complexo de parques e centros comerciais. O hotel é luxuoso e contemporâneo e é por onde passa uma das curvas da corrida de Fórmula 1. Ideal para longas estadias, por estar localizado em uma ilha, mais distante do centro da cidade.

? Beach Rotana Hotel & Towers

Ficamos hospedados no hotel Beach Rotana, 5 estrelas, praia privativa , acesso direto ao shopping Abu Dhabi Mall, além de excelente localização. O hotel possui 11 restaurantes variando entre cozinha italiana, francesa, comida típica, entre outros, café-da-manhã completo e delicioso, com diárias em torno de 800 reais. Super recomendo!

Espero que tenham gostado das informações sintetizadas e dinâmicas de Abu Dhabi. Ainda tenho muitas informações que vou compartilhar com vocês, guardadas na memória dessa viagem incrível!!

Beijos e até a próxima.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados
Instagram Sigam o nosso perfil!