Arte em Punta del Este.

Ja compartilhei um post especial sobre Punta del Este, o balneário mais charmoso do Uruguai. E na minha opinião, a cidade se torna ainda mais charmosa quando oferece passeios que aliam criatividade, a arte e a cultura artística espalhada pelo mundo.

Em Punta del Este tivemos o prazer de conhecer o Museo Ralli. O museu é de um proprietário particular e colecionador que ama a arte, e preferiu expor sua coleção com obras exclusivas a deixa-las guardadas em sua mansão. Nós optamos ir de van, acompanhados de um city tour que nos apresentou algumas bairros chiquérrimos de Punta, como o Beverly Hills por exemplo, mas você pode optar para ir de táxi e até de bicicleta através da ciclovia da Avenida Roosevelt, dependendo do local que estiver hospedado. O museu tem entrada gratuita com horários fixos de abertura, por isso, como em qualquer viagem, fiquem atentos aos horários durante sua programação.

IMG_7511

 City tour começou com mais uma visita super agradável ao porto. 

IMG_7593

 Entrada do Museo Ralli.

IMG_7616

Praça das Estátuas.

IMG_7655

Observando…

IMG_7606

IMG_7627

Sou fã das obras e pensamentos de Salvador Dalí.

No caminho passamos por mais um ponto turístico em Punta que é a escultura das Sereias que estão localizadas no encontro do mar com o Rio da Prata, mostrando a contemplação das sereias com esse encontro. Outra escultura ao ar livre é a Ponte Leonel Vieira, que foi projetada com três ondulações que em uma determinada velocidade de carro, as ondas proporcionam o chamado “frio na barriga”  durante seu cruzamento, é divertido.

IMG_7548

 As Sereias!

IMG_7542

Ponto de encontro do mar com o Rio da Prata.

IMG_7765

Ponte Leonel Vieira.

E o city tour acaba na encantadora Casa Pueblo, uma obra de arte ao ar livre, desenhada em cima de rochas rodeadas pelo mar. A Casa Pueblo foi executada pelo artista Carlos Páez Villaró que faleceu no início de 2014 e eu tive a felicidade e prazer em conhece-lo em minha visita a Punta del Este. Sem regras projetuais e normas técnicas, o artista foi esculpindo sua grandiosa obra até se tornar seu ateliê e casa. A Casapueblo inspira arte desde seu exterior até cada detalhe interno, sendo uma escultura protegida pela imensidão do mar! Vale a pena conhecer, aliás, deve ser passeio obrigatório quando passar por ares uruguaios.

IMG_7865

 Casa Pueblo.

IMG_7852

IMG_7881

Já tratamos de arte, arquitetura, cultura e viagens. Agora é a vez dos livros. Eu amo um livro! Uma biblioteca para mim é como uma fábrica de chocolate para alguns. Passo o dia e me perco em uma livraria! Essa é uma loja dentro da Casapueblo com livros de arte e telas distribuídas por todos os lados!

IMG_7851

 Lojinha.

 Logo o espetáculo da natureza começa… O por-do-sol com uma poesia recitada por Carlos Páez Vilaró: “…adios sol, hasta mañana”. É mágico!!

IMG_7946

Por-do-sol na Casa Pueblo.

Tive o imenso prazer de conhecer o artista Carlos Páez Vilaró. Simpático e sorridente, abriu um sorriso quando me apresentei como arquiteta e fã do espetáculo que é a Casapueblo!

IMG_7855

Artista Carlos Páez Vilaró. 

 Após ficarmos encantados com a Casa Pueblo, passamos a noite na feirinha na Plaza Artigas com artigos locais e souvenirs que trago em toda viagem que faço e exponho na minha estante de livros que brilham com minha coleção de cadeiras miniatura de design.

IMG_7966

Pegamos uma baladinha em Punta chamada Soho próxima ao porto! Muito boa… É uma rua cheia de restaurantes que depois vira balada, com vista para o mar e para o porto. Lá em Punta a noite rola solta e dizem que a praia de José Ignácio tem umas baladas muito tops!

IMG_8268

 

IMG_8307

Baladinha Soho.

Finalmente, Punta del Este é uma cidade para se passar 1 semana e até 1 final de semana. Se organizem durante um feriadinho brasileiro para um passeio diferente e visitem esse balneário charmoso e convidativo.

IMG_8045

Até o próximo destino!

Comente esse post!

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados
Instagram Sigam o nosso perfil!