Viña del Mar, Valparaíso e o clima mediterrâneo.

POST II_Fotor

 

Um passeio que pode estar incluído no roteiro de viagem ao Chile é a visita em Viña del Mar e Valparaíso. Nós optamos por passar o dia conhecendo as duas cidades e depois voltar para Santiago. Viña del Mar está localizada a 119 km de Santiago e é considerada a cidade mais turística do Chile, famosamente conhecida como a Cidade Jardim, pela sua infraestrutura urbana planejada e arborizada. Cidade praiana de clima mediterrâneo, possui condições de temperatura que variam de 0 a 22 graus, dependendo da estação do ano, não sendo o inverno a data mais adequada para visitar a cidade, a qual bomba de turistas no período do verão. De qualquer maneira, dona de patrimônios históricos e prédios expressivos, o passeio, sem dúvidas, enriqueceu nosso conhecimento cultural.

1674

 Museo Fonck – Viña del Mar. O museu dispõe da mais completa história sobre a Ilha de Páscoa, com uma escultura chamada Moai, original da Ilha. 

1669

Paisagens encantadoras estão distribuídas pelo caminho de um país regado de parreiras e vinhos deliciosos.

IMG_2004

 E quem nunca foi para a praia de calça, bota e casaco que atire a primeira pedra. rs Nunca passei tanto frio a beira mar.

Valparaíso é uma cidade portuária, localizada ao lado de Viña del Mar, com uma configuração urbana que, apesar do crescimento desordenado, exibe uma paisagem singular que impressiona qualquer turista. Apesar do frio, conhecemos diversos edifícios históricos e feirinhas distribuídas por toda a cidade, além de admirar uma vista única e especial do ponto mais alto da cidade.

IMG_2071

Imagem singular de um olhar por Valparaíso.

IMG_2060

Centro histórico da cidade.

IMG_2091

É quando eu digo que qualquer cidade impressiona e acrescenta a vida de um arquiteto. E esses fechamentos em telha para isolamento térmico?

IMG_2116

Eu acredito que as cidades portuárias exibem história, comércio e progresso. Adoro conhecer os portos das cidades por onde passo!

IMG_2047

Feirinha no centro com escultura de cobre. Sabiam que o Chile está entre os maiores produtores de cobre do mundo?

Além disso, a cidade abriga a residência do poeta e artista Pablo Neruda, conhecida como La Sebastiana, que eu tive o prazer de conhecer. O pseudo arquiteto possuiu três casas durante sua vida, a La Sebastiana em Valparaíso, a Isla Negra em um vila que recebe o mesmo nome e La Cascona em Santiago, das quais não consegui visitar. No entanto, a casa que visitei foi o suficiente para me impressionar com seus três andares projetados de forma desconstruída, e com uma beleza particular e uma vista emocionante. A visita dispõe de um rádio que descreve cada ambiente e cada rima utilizada pelo poeta, em diversas línguas estrangeiras, e não é permitido tirar fotos internamente. E o mais gostoso é que eu trouxe algumas telas do artista para eu desfrutar em casa o gostinho da arte do poeta chileno!

1766

La Sebastiana – Valparaíso.

IMG_2194

Yo y amigo Pablo Neruda. 

Ainda em Valparaíso, reservamos uma mesa no restaurante com a paisagem mais bonita da cidade chamado de Oda Pacifico, super indico! Um restaurante simples que não precisa de nada para se tornar maravilhoso, é só sentar na janela e passar horas curtindo aquela vista, além disso, o espaço oferece conforto, além de bom atendimento e uma boa comida chilena.

1735

Oda Pacifico – Valparaíso. 

1749

Meu pedido foi filé de merluza com creme de milho e pimentão, ornamentado com folha de bananeira.

IMG_6578

Meu marido pediu filé mignon com risoto de funghi, e não é que eu adorei a apresentação?

O Chile me encantou pelo seu dinamismo de passeios e diversidade climática. Ainda tenho muita informação e fotos legais para compartilhar de passeios deliciosos. E hoje eu acabo com a graça e a beleza das cidades litorâneas chilenas!

Até mais!

1 comentário

Posts Relacionados
Argentina
por Dieta e Caviar
Ja fiz e refiz esse post umas três vezes. Tem tanta informação legal para compartilhar...
Instagram Sigam o nosso perfil!